Ranking mundial das marcas

A Millward Brown todo ano lança um relatório, chamado Brand Z, que lista o ranking das principais marcas do mundo. Sua metodologia envolve análises financeiras e pesquisas de mercado, por isso só aparecem no ranking empresas cujas informações são abertas. Se quiser conhecer mais sobre a metodologia, veja aqui.

Ranking 2009 1-50

Ranking marcas 2009 51-100

As principais tendências identificadas pela própria Brown com a análise do ranking são as seguintes:

Valor — Marcas que representam valor pelo preço que se paga ou a qualidade a um preço aceitável, tiveram um bom desempenho. Por exemplo Wal-Mart e ALDI.

Auto-indulgência — Como ninguém é de ferro, as pessoas procuram se permitir mais vícios em épocas difíceis. Exemplos: McDonald’s, Marlboro e Budweiser.

Consumo caseiro – Como em toda crise, a preferência por itens a serem consumidos em casa aumentou.Como exemplo, citam Amazon, eBay, Nespresso, Nescafé e os games.

Wireless — A riqueza de usos, devido à forte popularização de aplicativos e aparelhos, como IPhone e Blackberry aumentou em muito a demanda por serviços de dados, levando essas empresas ao ranking, como a Vodaphone.

Deixe um comentário