Consumo engajado

Deixou de ser uma moda e já é um movimento social e econômico.

Virgance é uma start up de San Francisco, fundada por Brent Schulkin e Steve Newcomb. O primeiro se auto denomina um “road warrior turned activist” e o segundo “serial entrepreneur”. O nome da empresa vem de Star Wars – Episódio 1 e significa o nascimento de uma poderosa força da natureza que pode ser usada para o bem ou para o mal. Aparentemente, e para o bem de todos, eles não optaram pelo lado negro da força.

Uma de suas campanhas, 1 BOG, abreviação de “one block off the grid”, mobiliza propritários de residências para que adotem a energia solar um pedaço de cada vez. Eles se organizam em clubes de compras e procuram convecer seus vizinhos a seguir o mesmo caminho.

Outro de seus movimentos é o Mobcarrot. grupos de ativistas que compram de lojas que competem entre si para definir qual é a mais verde entre elas.

Como podem ver, não tem nada a ver com abraçar árvore, cantar kumbaya e culpar o capitalismo. Trata-se de um consumo consciente, engagado, mudando comportamentos de compra e por consequência os mercados. A empresa se define já na primeria frase como for-profit.

“Virgance is a for-profit company that takes new activism ideas and uses the power of online social networks to scale each idea into a large-scale, citizen-powered global campaign to improve the world.”

Para ler mais sobre o assunto visite o site, ou leia a matéria For-profit activism no The Economist de 29 de janeiro de 2009.

 

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