Identificando oportunidades

Saber que seus concorrentes são as empresas que produzem bens e serviços como os seus não é mais que obrigação. Algumas empresas vão além. A Nike, em um planejamento para determinar boas oportunidades de crescimento, procurou enxergar além dos calçados. Os dados analisados  incluiam necessidades dos consumidores, tendências sociais e tecnológicas, além dos concorrentes diretos, Adidas, Puma e Reebok. O interessante foi avaliar concorrentes indiretos como a MTV.

Enquanto a Nike queria as crianças praticando esporte, a MTv queria as crianças em frente da TV. Com essa percepção a Nike firmou parcerias que aliavam esporte a entretenimento digital, como o Nike +iPod.

Veja mais sobre o assunto na coluna Innovation da Business Week, por Alonzo Canada Company Growth Trough Opportunity Maps.

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Uma resposta to “Identificando oportunidades”

  1. Este artigo exemplifica claramente a importância de se associar o negócio às oportunidades de mercado. O desafio é encontrar um modelo ou método de identificação de oportunidades que seja factível com a gestão do negócio.

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