A crise também trás oportunidades

Que a crise chegou com um impacto sem precedentes, ninguém mais tem dúvidas. Ou tem?

Existe algum momento melhor para ganhar vantagem competitiva sobre um concorrente do que quando ele está enfraquecido? Com a crise, e seu conseqüente reflexo na redução dos orçamentos das empresas, os investimentos em marketing terão que priorizar alguns produtos em detrimento de outros. Isso cria novas possibilidades em mercados de disputa muito acirradas.

Outra oportunidade que deve ser acompanhada é a das categorias favorecidas com a crise. A McKinsey publicou um ótimo artigo, Industry trends in the downturn: A snapshot, tomando por base as crises de 1990-1991 e 2000-2002, mostrando casos de queda em vendas de alguns setores (que surpresa!) e o mais interessante, produtos e serviços que aumentaram suas vendas – Educação (ex. estudos e livros didáticos), Leitura (ex. revistas e jornais), seguros pessoais, plano de saúde, planos de previdência, comida em casa.

Vale a pena prestar atenção ao fato de que existem muitas diferenças entre os períodos estudados e o presente, especialmente na proporção da crise e seu epicentro no mercado imobiliário. No entanto, uma coisa é certa, a crise deve ser compreendida e contra-atracada.

Anúncios

Uma resposta to “A crise também trás oportunidades”

  1. O interessante é fazer a seguinte relação: quando o dinheiro falta no bolso, o povo para pra pensar que pode melhorar a capacidade intelectual (educação, leitura) para ver se ganha dinheiro de maneira mais “justa”. Que ninguém pense que é mera reflexão, que o sujeito fica baqueado e resolve pensar na vida. É sim uma maneira que a pessoa vê de se destacar dos outros. Tudo isso sob o meu ponto de vista, totalmente assustado com a bobajada que governa o mundo – seja nos interesses das pessoas ou na proliferação de produtos inúteis e celebridades momentâneas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: